Biografia

(PT-BR)

Marina Marchi é cantora, compositora, arranjadora, e educadora nascida em São Paulo, Brasil. Premiada por 4 anos consecutivos pela Fundação Latin Grammy com uma bolsa honrosa, é bacharel em Música e Performance em Voz pela Faculdade de Música Souza Lima & Berklee (São Paulo - Brasil) conveniada ao conceituado curso da Berklee College of Music (Boston - EUA). Hoje com 26 anos, a jovem musicista atua desde os 15 anos de idade na cena musical brasileira em diversos lugares, palcos e estúdios importantes e com muitas parcerias musicais estabelecidas. Marchi trabalha em torno do repertório antigo e contemporâneo da Música Instrumental e a Canção em projetos musicais explorando a interpretação e improvisação em grupos menores ou mais extensos.

A formação de Marina Marchi é composta não apenas pelo curso de bacharelado, mas também por diversos outros cursos, workshops e vivências com grandes mestres da música brasileira e internacional no objetivo de fazer música com consciência, técnica, criatividade e expressividade.

Dentre eles: Companhia das Cordas - Curso Preparatório Berklee; Teoria da Música e Performance - Berklee College of Music - Boston, MA; Curso Técnico de Produção Fonográfica - Música, Tecnologia e Inovação - Faculdade Belas Artes; Premiada por 4 anos consecutivos com uma Bolsa de 10 mil dólares pela Fundação Latin Grammy para realizar seu bacharelado na Faculdade Souza Lima/Berklee em São Paulo - Performance em Voz e percussão complementar; CEVIMU - Curso Livre de Improvisação com André Marques; Tópicos de improvisação avançada com Stephanie Borgani; Curso de Ritmo com Bruno Migotto; Ciência da Voz de Johan Sundberg e Ingo Titze por Joana Mariz e Glaucia Salomão; Pedagogia vocal com Joana Mariz; Improvisação, Percepção e Arranjo com André Marques no CEVIMU; Curso de Harmonia Avançada com Fábio Torres; Oficina de improvisação presencial com Stephanie Borgani; Improvisação e Criatividade com Carol Panesi; Composição e Arranjo, Classe de Canto Popular no Festival Internacional de Música em Casa – FIMUCA; Voz em Movimento com Vanessa Moreno; Aulas individuais ou em grupo com: Tatiana Parra, Joana Mariz, Livia Nestrovski, Monica Elizeche, Stephanie Borgani, Katie Thieroux, Michael Mayo, André Marques, Muari Vieira, Daniel D'Alcântara, Rodrigo Ursaia, Sizão Machado, Edson Sant'anna, entre outros.

Já lecionou o curso de Fundamentos 2 de Improvisação através da Casa Borgani, núcleo de música reconhecido por sua qualidade musical. Marchi leciona técnica vocal, harmonia, percepção, improvisação e repertório.

image

É integrante do grupo Bruno Migotto & O Instituto com um disco homônimo lançado (2025). O grupo reúne músicos da cena paulistana que buscam uma concepção musical criativa, desafiadora e autoral, contando com uma instrumentação pouco usual, e é composto por: Bruno Migotto - piano, baixo, synth e bateria, Gustavo Portes - guitarra Henrique Kehde - bateria, Italo Trento - guitarra barítono e violão, Marina Marchi - voz instrumental, Rodrigo Ursaia - saxofones e flauta, Victor Barreto - guitarra.

O grupo surgiu dos “sobreviventes” das aulas de ritmo de Bruno Migotto que levaram o grupo a compor com assuntos como a polirritmia, modulação métrica e modulação pela clave. ‘Bruno Migotto & O Instituto’, o álbum de estreia da banda paulistana, é um reflexo direto de seu processo criativo colaborativo, em que as composições são criadas de corpo presente e com a participação de todos. Concebido no ‘Instituto’, o trabalho de oito faixas se situa além de classificações genéricas, mesclando jazz contemporâneo com influências brasileiras, e explorando improvisação e diferentes possibilidades de composição, como a polirritmia e a modulação métrica.

A colaboração dos sete músicos resultou em um álbum que equilibra momentos de introspecção com outros de explosão de energia. O single já lançado, ‘Una’, é um convite a experimentar a riqueza e originalidade deste trabalho inédito e especial.

Desde 2021, o grupo vem se apresentando em instituições de ensino de São Paulo, como EMESP Tom Jobim, Fac. Santa Marcelina, Fac. Souza Lima, Escola Nossa Senhora das Graças e Canto do Batuque, entre outros, e as apresentações frequentemente acontecem em formato de ‘WorkShows’, em que os alunos/público tem, após o espetáculo, a oportunidade de fazer perguntas sobre as composições e o processo criativo do grupo. O grande desafio desse processo é criar e compor de maneira em que o complexo soe espontâneo e natural para o ouvinte.

image

Em parceria com Daniel Santiago, lançaram a canção autoral de caráter anos 80 'It’s Time To Follow' (2024), pelo selo americano HeartCore Records liderado por Kurt Rosenwinkel, selo que também lançou o disco Open World (2021) de Daniel Santiago do qual Marina gravou voz no single que leva o nome do disco, com participação do ícone mundial Eric Clapton; no disco Aldeia Coração (2025) do produtor e multi-instrumentista Antonio Loureiro, gravou a canção “Compaixão” de autoria de Antonio Loureiro e Pedro Martins; no disco do saxofonista Thomaz Souza gravou 2 faixas com instrumentação saxofone e voz; gravou voz instrumental em 3 faixas no disco Chasing Echos do pianista e compositor americano Jon Gold que foi produzido pelo músico Maurício Zottarelli; para encontrar mais trabalhos acesse "discografia".

Gravou voz e atuou no filme de Gal Costa (Meu Nome é Gal, 2023) em ‘Divino Maravilhoso’;

na TV Cultura Marina gravou como baixista com a banda Walfredo em Busca da Simbiose no programa de Roberta Martinelli, o Cultura Livre.

image
image

Marina Marchi é musicista residente responsável pela música ao vivo do hotel Radisson Blu no Itaim Bibi (São Paulo) desde 2017 e como sidewoman como cantora e instrumentista já tocou/cantou em diversos festivais, casas de show e bares como o Festival Jazz Weekend São Paulo no Memorial da América Latina, Blue Note São Paulo, Festival de Jazz de São Roque, Festival Savassi (BH), Sesc Sorocaba, Sesc Vila Mariana, Terraço Itália, Baretto - Fasano, Jazz B/Jazz nos Fundos entre outros.

image
image
image
image

Alguns artistas e grupos que Marina trabalha ou trabalhou no palco ou/e em estúdio: Bruno Migotto & O Instituto (como vocalista e compositora); Mimica de Stephanie Borgani grupo de 2 vozes e 2 saxofones (como vocalista, compositora/arranjadora); Antonio Loureiro Quarteto; Calmah! Grupo formado por Tatiana Parra para tocar um repertório folk, rock e autoral (como guitarrista, baixista, vocalista e compositora); já foi integrante (2024) da Octeta (como baixista, violonista, vocalista e compositora); Arismar do Espírito Santo em seu show de 50 anos de carreira no Sesc Vila Mariana, Frederico Heliodoro, Daniel De Paula, Flávia K, Danilo Silva, Edson Sant’Anna, entre outros.